Com o início de um novo ciclo autárquico e a chegada de novos eleitos locais, a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), em colaboração com o seu Centro de Valorização de Eleitos Locais (CVEL) e a ValorGlocal, lança o Ciclo de Webinars “+VALOR – Capacitação de Eleitos do Poder Local 2025”.
Esta iniciativa visa suprir a necessidade de atualização de conhecimento e reforçar a formação dos eleitos das Assembleias Municipais em todo o país, promovendo a partilha de conhecimento e a valorização do seu mandato.
O programa do Ciclo “+VALOR” é composto por 12 sessões online que se realizarão ao longo dos próximos meses. As sessões foram desenhadas para abordar matérias transversais e fornecer um enquadramento técnico e político que responda às dúvidas mais prementes dos eleitos locais.
Este ciclo de webinars tratará de temas como: Ciber Segurança; Contratação Pública; Fundos Comunitários; Bem-Estar Animal.
Conforme sublinha Albino Almeida, Presidente da ANAM:
“As Assembleias Municipais são pilares fundamentais da vida autárquica e devem exercer plenamente as suas competências, em especial no domínio orçamental… Através destas sessões, procuramos dar mais conhecimento, mais confiança e, sobretudo, mais valor aos nossos eleitos”.
A primeira conferência do ciclo realizou-se esta terça-feira, 4 de novembro, e foi dedicada ao tema “Os Poderes Orçamentais da Assembleia Municipal”. A sessão proporcionou uma reflexão fundamental sobre o papel fiscalizador e deliberativo das Assembleias no processo orçamental e de planeamento municipal.
Contou com a intervenção de especialistas reconhecidos, como o Prof. Doutor Joaquim Freitas da Rocha, professor universitário e especialista em Direito Financeiro Local, e o advogado Tiago Lopes Azevedo.
As sessões realizam-se às 17h30 e têm uma duração aproximada de duas horas. A participação requer inscrição prévia obrigatória, que pode ser efetuada através dos links disponibilizados nos websites da ANAM e da ValorGlocal.
O Ciclo “+VALOR” reafirma a missão da ANAM e do CVEL de promover a valorização dos eleitos locais, reforçando significativamente a sua capacidade de intervenção e o exercício responsável do seu mandato.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post