Um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC) da Universidade de Coimbra (UC) integra o consórcio europeu LIFE-NITRAZENS, recentemente aprovado e financiado pela Comissão Europeia em cerca de 2 milhões de euros (ao abrigo do LIFE Programme), para desenvolver soluções sustentáveis contra a poluição por nitratos.
Liderado por Artur Valente, o projeto visa mitigar a contaminação por nitratos – proveniente da agricultura intensiva e má gestão de resíduos orgânicos – que representa uma ameaça séria aos ecossistemas e à saúde humana (associada a problemas como cancro e metemoglobinemia).
O LIFE-NITRAZENS propõe um modelo integrado e replicável, focado na sensibilização ambiental, na participação das comunidades locais e na mudança de comportamentos, incentivando a monitorização cidadã dos níveis de nitratos nas águas.
Com 11 parceiros de Espanha e Portugal, incluindo a UC, Águas do Centro Litoral, Associação de Beneficiários do Baixo Mondego e Câmara Municipal de Soure, o projeto será implementado em seis áreas-piloto nas bacias do Douro e Ebro (Espanha) e replicado na bacia hidrográfica do Mondego em Portugal. O objetivo é melhorar a qualidade da água, reforçar políticas ambientais e aumentar a consciencialização pública.
Comentários sobre o post