Um camião TIR da Torrestir, carregado com bens de ajuda humanitária, partiu ontem, quarta-feira, dia 15, de Nogueira, Braga, rumo à Ucrânia (via Polónia). Esta operação marca a etapa final da campanha “AMA a Ucrânia”, lançada pelo segundo ano consecutivo, refere uma nota enviada à nossa redação.
A carga é diversificada, incluindo medicamentos, artigos médicos (como seringas), alimentos, calçado e roupa quente, angariados para minorar o sofrimento do povo ucraniano.
A campanha teve início durante a AGRO 2025 em Braga (3 a 6 de abril), contando com o apoio da InvestBraga e da Câmara Municipal de Braga, que mobilizou as escolas para doações, detalha a mesma nota.
Após a feira, a União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade tornou-se o ponto de receção central, gerindo a ajuda vinda de todo o país. A mesma nota destaca, também, a dimensão das doações de instituições como a ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE SOLIDARIEDADE MUNDO UNIDO JOÃO PAULO II de Lisboa, a Misericórdia de Braga e a CERCI de Braga.
Regista-se uma vasta cadeia de solidariedade que abrange várias cidades de Portugal, mostrando que, apesar de mais de três anos de guerra, o apoio português ao povo ucraniano se mantém firme, pode ler-se.
Desde a invasão de 2022, esta iniciativa já permitiu o envio de bens essenciais, incluindo sete ambulâncias, geradores, computadores e agasalhos. Só este ano, já foram enviadas duas ambulâncias repletas de ajuda. Os voluntários ucranianos asseguram a entrega da ajuda na linha da frente e em instituições sociais (Kharkiv, Kherson, Dnipro e Cherkasi), documentando o percurso para os doadores portugueses.
Comentários sobre o post