Arrancou o projeto CLDS 5G “Ser… Feliz em Famalicão” uma iniciativa com duração de quatro anos (2024-2028) que visa a transformação social, focada na construção de um território mais justo, coeso e inclusivo, colocando as pessoas no centro da intervenção, informa uma nota, enviada à nossa redação.
Promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e coordenado pela ENGENHO – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, o projeto tem como eixo prioritário o emprego, formação e qualificação, combatendo a exclusão social e promovendo a dignidade humana através do trabalho e da capacitação, destaca o comunicado.
O CLDS 5G atua em estreita articulação com as Comissões Sociais Interfreguesias e parceiros locais, como
o Centro de Emprego de Famalicão e Juntas de Freguesia, para garantir uma intervenção de proximidade. O foco está nos públicos mais vulneráveis, incluindo desempregados, jovens, migrantes, cuidadores informais, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIA+, pode ler-se.
Segundo Manuel Augusto de Araújo, responsável da ENGENHO, o projeto é “mais do que um programa
social, este é um compromisso coletivo com as pessoas. Queremos criar oportunidades, empoderar cidadãos e reconstruir percursos de vida com dignidade e esperança”.
Atualmente, o projeto já acompanha quase uma centena de pessoas, muitas das quais já integradas em formação e no mercado de trabalho. Até dezembro de 2028, estão previstas oficinas temáticas e iniciativas inovadoras para
reforçar o sentimento de pertença e o valor de cada cidadão famalicense, conclui.
Comentários sobre o post