Terá destaque na 45ª edição do FantasPorto, o filme de Luís Diogo, com o título “Criadores de Ídolos”, que regista cenas gravadas no Concelho da Trofa. A cerimónia de abertura do certame está marcada para dia 28 de Fevereiro, pelas 21H00.
De anotar que, segundo informação remetida à nossa redacção, “é raro o FantasPorto ter a sua abertura oficial com uma produção em português, mas acontecerá com a estreia da longa-metragem “Criadores de Ídolos” de Luís Diogo, na edição deste ano”.
De salientar que o filme foi produzido com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Trofa, e conta ainda com a participação de inúmeros figurantes trofenses.
Na nota da autarquia trofense é revelaqdo que “A longa-metragem foca-se na história de Sofia e 22 anos, que descobre que o seu pai e avô pertencem à “Ordem dos Criadores de Ídolos”. Esta Ordem foi responsável pelas mortes de John F. Kennedy, Elvis, Marylin Monroe, James Dean e muitos outros para os transformarem em Ídolos. Estes acreditam que os ídolos são necessários para inspirar os jovens e para promover valores nobres numa sociedade, cada vez mais repleta de ideias e pessoas fúteis. A sua morte é a única forma de imortalizar os mais nobres. Se Sofia quiser ser a primeira mulher a integrar esta Ordem, deverá planear a morte de uma celebridade e transformá-la num ídolo”.
O Município da Trofa aproveita para dar voz ao realizar do filme: “Luís Diogo destaca que Criadores de Ídolos “é um filme desafiante por várias razões. O género, entre o thriller, o drama e o fantástico, é pouco usual no panorama cinematográfico português. Ao mesmo tempo, o filme aborda vários temas sociais, como a idolatria, o feminismo e a importância da mentira. Ou seja, o filme tem que manter um equilibro difícil entre cenas mais ritmadas e outras mais introspetivas.”
Comentários sobre o post