“É fundamental promover o direito à vida independente das pessoas com deficiência” afirma Bruno Maia, cabeça de lista do BE por Braga.
Em nota remetida à nossa Redacção, o mesmo político expressa que é preciso “garantir que todas as pessoas podem conhecer os programas eleitorais, motivo pelo qual o Bloco disponibiliza o programa em Braille e leitura fácil”.
Estas declarações foram proferidas no final de uma reunião, entre o Bloco de Esquerda e a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga e, também, com o seu Centro de Apoio à Vida Independente, na Póvoa de Lanhoso.
O Centro de Apoio à Vida Independente da Póvoa de Lanhoso acompanha 50 pessoas desse concelho mas, também, de Braga, Amares, Terras de Bouro, Cabeceiras de Basto, Vila Verde, Famalicão, Vizela e Guimarães. Poderiam prestar mais cuidados, segundo opina Bruno Maia, uma vez que têm mais de 70 pessoas em espera,
Das propostas do BE, em relação à deficiência, retiramos, de entre outras: revisão da Prestação social para a inclusão para alterar as regras de acesso e condição de recursos; aumento do Complemento por dependência e do Subsídio por assistência de terceira pessoa;
fiscalização do cumprimento da legislação de quotas de emprego e alargamento do novo regime para o teletrabalho às pessoas com deficiência; e garantia de financiamento público à adaptação de barreiras arquitetónicas e urbanísticas dos espaços públicos.
Comentários sobre o post