Os autarcas de Famalicão, Trofa e Maia reuniram-se esta terça-feira, dia 6, para assinalar “in loco” o arranque da construção, do último troço, da Variante à Estrada Nacional 14, o qual inscreve o lançamento de uma nova ponte sobre o rio Ave.
Essa futura obra de arte rodoviária, da responsabilidade das Infraestruturas de Portugal (IP), deverá estar concluída em agosto do próximo ano, implicando um investimento de 12.5 milhões de euros, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
“Esta é a peça que faltava para vermos finalmente resolvido um problema de décadas, que tantos constrangimentos tem causado a esta região e a este corredor exportador, que tanto faz pelo desenvolvimento e crescimento do nosso país”, afirmou o presidente da municipalidade, Mário Passos.
O autarca famalicense enalteceu, ainda, a importância desta empreitada, que vem encerrar um tema que tem tanto de importante, como de longo. Terá 163 metros de extensão e será construída na zona de Carqueijoso, ligeiramente a Norte do Hospital da Trofa, cerca de 1 quilómetro a montante da atual ponte sobre o Rio Ave, na EN14.
“Esta fase, muito concretamente, esta nova ponte, é a menina dos olhos de ouro deste conjunto de quatro empreitadas, uma vez que acaba por ser o desfecho de todo este longo processo”, referiu Pedro Caetano, responsável da Infraestruturas de Portugal.
A IP “tudo fará para que se cumpra com o calendário estabelecido”, assegurou, ainda, Pedro Caetano.
Comentários sobre o post