A professora catedrática do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Sandra Carvalho, foi eleita por unanimidade como presidente da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM), para o biénio 2023-2025.
Para a docente “a liderança da SPM é um desafio completamente diferente dos assumidos até ao momento na minha carreira”, um passo importante na carreira que chegou sem surpresa, visto que iniciou “a atividade no Conselho Diretivo da associação como vogal durante 2 mandatos, sendo nos últimos 4 anos a vice-presidente”, pode ler-se num comunicado enviado à nossa redação.
No mesmo, é informado que os novos Corpos Sociais da SPM eleitos pretendem seguir três grandes linhas de ação: congregar a comunidade “dos materiais”; implementar estratégias para aumentar o dinamismo e a sustentabilidade económica; promover a importância da ciência e engenharia dos materiais como pilar do desenvolvimento sustentável.
A docente do ensino superior acredita ter uma “equipa forte, dinâmica e de confiança” e que “muitos serão os desafios a superar”. Para enfrenta-los, irá alinhar a sua estratégia em 5 vetores fundamentais, “designadamente interface com a indústria, financiamento e internacionalização, formação em materiais, comunicação e divulgação e divisões técnicas”, conclui.
Comentários sobre o post