Foram detidas 16 pessoas e realizadas 89 buscas, domiciliárias e não domiciliárias, nos concelhos do Porto, Paços de Ferreira, Paredes, Lousada, Penafiel, Amarante, Famalicão, Guimarães, Vila Real, Chaves, Peso da Régua, Santa Maria da Feira, entre outros, na Operação “Auto Evasão” – informa a Polícia Judiciária, em comunicado.
Em causa estão diversos crimes de fraude fiscal de um conjunto de sociedades constituídas para criarem condições que “o sujeito passivo último logre alienar uma viatura automóvel onerada com uma carga fiscal muito menor do que aquela que legalmente deveria ter” – pode ler-se.
Segundo o mesmo comunicado, aquela organização, também, falsificou documentos, introduziu e modificou dados informáticos, sendo provas de “atividade ilícita aplicados na sua promoção com vista a obter posição de relevo no sector e na aquisição de bens materiais, nomeadamente imóveis, vindo mesmo a expandir a sua atividade para outros países da União Europeia onde tinham já sociedades-instrumento criadas” – refere.
No decurso das diligências realizadas, foram apreendidas 28 viaturas automóveis, equipamento informático, duas armas de fogo, numerário e documentação diversa.
Os detidos, com idades compreendidas entre os 35 e os 50 anos, entre eles, cinco empresários do ramo automóvel, dois contabilistas certificados e um funcionário da Autoridade Tributária e Aduaneira, vão ser presentes ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação.
Comentários sobre o post