O Agrupamento de Escolas de Monserrate – Viana do Castelo – promoveu uma exposição, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, denominada “A união Europeia Em Flor” – informa o gabinete do Eurodeputado José Manuel Fernandes, em comunicado.
Aquela exibição reune 27 cestos floridos, executados em material reciclado, que envolveu mais de 2 mil pessoas da região minhota na sua produção.
Na cerimónia de inauguração, José Manuel Fernandes começou por enaltecer o trabalho desenvolvido “na promoção da cultura e tradições portuguesas”, e que traduz “a união de várias entidades e pessoas, envolvendo várias gerações”.
Baseada na tradição dos cestos floridos, da Festa das Rosas de Vila Franca, em Viana do Castelo, cada um dos 27 cestos gigantes representa um Estado-Membro da União Europeia, devidamente identificado com imagens de monumentos simbólicos, personalidades, curiosidades, nome e bandeira do respetivo país, para além destes cestos, há um original da festa das rosas e outro a representar o hemiciclo de Estrasburgo, pode ler-se na nota.
O eurodeputado explicou ainda que “com a pandemia da Covid-19 e a guerra na Ucrânia, precisamos mais do que nunca que a UE floresça de forma sustentável, inteligente e inclusiva, a todos os níveis: económico, social, ambiental. Para fazer face aos desafios das alterações climáticas, défice demográfico, segurança e independência energética, escassez de recursos naturais e segurança que enfrentamos, precisamos de uma Europa geopolítica forte, com uma autonomia estratégica capaz de pôr de parte os egoísmos nacionais”.
A inauguração daquela exposição aconteceu no último dia do mês de maio e, além de promover o património cultural imaterial de Portugal, apela ainda ao valor da sustentabilidade, com a presença do eurodeputado José Manuel Fernandes e do Embaixador de Portugal na Bélgica, Jorge Cabral.
Se estes dias passar por Bruxelas, o certame pode ser visitado junto ao hemiciclo do Parlamento Europeu.
Comentários sobre o post