Há muito tempo que a ER 206, no troço que liga Famalicão a Guimarães, necessita de obras de requalificação.
O Deputado eleito pelo círculo eleitoral de Braga, Jorge Paulo Oliveira, interpelou o atual ministro das infraestruturas, João Galamba, quanto à empreitada. O deputado famalicense recordou que “em junho de 2021, o Governo fez gala na comunicação social, local e regional, que a Infraestruturas de Portugal havia aprovado o Projeto de Reabilitação” daquela via e que “era expetável o lançamento do concurso da empreitada ocorrer nesse ano (…). Isso não aconteceu em 2021, nem em 2022”, refere a nota enviada à imprensa.
Pedro Nuno Santos, o então Ministro das Infraestruturas, terá sido “questionado no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2023”, terá informado que o lançamento do concurso da empreitada não avançaria, “porque, simplesmente, não obtivera autorização do ministro das Finanças, que é como quem diz, a verba estava cativada, pelo que lhe pergunto, quando é que os utentes da ER 206, ligando os municípios de Vila Nova de Famalicão e Guimarães, vão deixar de estar cativos, na sua segurança e na sua mobilidade, pelas cativações do Governo?”, atirou o Deputado social democrata.
O mesmo salientou, ainda, que a notícia do projeto de reabilitação, “foi recebida com satisfação”, dado que esta é “uma via que carece de urgentes melhorias nas suas condições de circulação e de segurança”, reforçando que “serve uma zona fortemente povoada e onde estão instaladas muitas das grandes indústrias que fazem do concelho de Vila Nova de Famalicão, o terceiro maior exportador nacional e um território onde o setor tecnológico, o empreendedorismo e os resultados económicos marcam a diferença em termos nacionais”, pode ler-se.
A concluir, Jorge Paulo Oliveira deu nota que “o ministro dispunha de tempo, mas recusou-se a responder. Fica a dúvida se o fez por desconhecimento ou por desconsideração”.
Comentários sobre o post