Inspirado no tradicional “Lenço dos Namorados”, realizou-se hoje, no Centro Escolar de Vila Verde, no âmbito da programação “Fevereiro – Mês do Romance”, um desfile de 170 guarda-chuvas originais, numa criação das crianças do pré-escolar e do 1.o ciclo do Concelho.
“Este foi um momento muito bonito do Mês do Romance e que foi vivido com grande alegria e entusiamo” – manifestou a chefe da municipalidade, Júlia R. Fernandes, que aproveitou para dar os parabéns a todas e todos os que participaram, incluindo “também muitas avós que ajudaram neste fantástico trabalho, a bordar e a decorar os guarda-chuvas, obtendo verdadeiras obras de arte”.
Cerca de 380 crianças estiveram presentes, tendo a Casa do Povo de Vila Verde colaborado na produção desses guarda-chuvas, num trabalho que envolveu professores, pessoal não docente e familiares dos alunos.
A jornada do ‘Mês do Romance’ contou com dois momentos, os quais incluíram os utentes do complexo de Vila Verde, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos de Cidadãos com Deficiência Mental (APPACDM). Foram eles que assumiram a produção de duas figuras inspiradas na temática dos Lenços dos Namorados e que estão expostas na Loja Interativa de Turismo e no espaço McDonald’s. São elas a “Senhorinha…” e a “Ursa Maior”.
“É uma forma de dar a conhecer o nosso amor e também de reconhecer o amor que sentimos de Vila Verde, do Município e da comunidade local” – reflectiu o presidente da APPACDM.
Também lugar a uma coleção de sacos utilitários, feitos em linho e com bordado, numa nova proposta da artesã Camila Silva. Trata-se de sacas para o pão, para o lanche das crianças e até para as compras do dia ou para levar à praia e a ‘boleira’ – para os bolos.
As sacas para o pão, para o lanche das crianças e até para as compras do dia ou para levar à praia e a ‘boleira’ – para os bolos –, fazem parte de uma coleção “vasta e diversificada, colorida, e sempre juntando amor e tradição”, como frisou a artesã, na sessão de apresentação dos novos produtos.
Comentários sobre o post