A candidatura do Famafolk – Festival Internacional de Folclore de Famalicão, numa organização do Grupo Folclóriuco Rusga de Joane, acaba de ser processado na última Assembleia-geral do CIOFF Portugal (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais).
O Presidente da Direcção da Rusga de Joane, Ricardo Azevedo, anota, a propósito desta candaditura que se pretende “promover a salvaguarda, valorização e difusão da cultura tradicional e popular”.
Por sua vez, o diretor do FAMAFOLK, Ricardo Carneiro, afirma sobre o mesmo tema que se trata de um “passo importante para elevar o FAMAFOLK a um novo patamar, fortalecendo-o como uma marca cultural do concelho e da região”. Revela, também, que se projecta o nome de Vila Nova de Famalicão, a nível internacional.
De salientar que o processo de candidatura CIOFF será alvo de avaliações regulares durante as próximas 3 edições do FAMAFOLK, juntando-se posteriormente aos 13 festivais em Portugal com este selo de garantia de qualidade.
Uma última nota para adiantar que, e desde a sua primeira edição, em 2019, o FAMAFOLK já juntou, em palco, cerca de mil folcloristas, representativos de 19 grupos de 9 países, alcançando cerca de 9 mil espectadores. A próxima edição, que já está a ser preparada, vai decorrer, entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023, que conta com a parceria do Município de Famalicão e de outras entidades locais.
Comentários sobre o post