O Município de Vila Verde inaugura amanhã, dia 17, pelas 15H00, a obra de arte “Néctar dos Deuses”, da autoria do escultor Pedro Figueiredo. A apresentação realizar-se-á na Adega Cultural dessa localidade, àquela hora, com a participação da presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes.
Em nota de imprensa, o Município revela que a obra é uma homenagem a “Baco, deus do vinho”, resultando do desenvolvimento de um programa de intervenções artísticas e da comunidade. Insere-se no projeto “No Minho não há Aldeia melhor do que a minha”, financiado pelo EEC Provere Minho Inovação e promovido pelo consórcio MINHO IN.
Na descrição da escultura que vai integrar a futura Adega Cultural de Vila Verde, é explicado que a obra ficará suspensa, frente a uma parede em pedra, assumindo “formas do passado, mas também a visão da escultura contemporânea”. Baco apresenta-se com uma tijela em faiança, na mão direita, e um cesto em vime cheio de uvas, na mão esquerda.
Vencedor de vários prémios, Pedro Figueiredo é um escultor natural da Guarda. Participou em diversas exposições individuais e coletivas. Está representado em diversas coleções públicas e privadas em Portugal, Espanha e Cuba. Tem ainda trabalhos permanentes em espaços públicos, em diferentes cidades, nomeadamente Coimbra, Guarda, Cascais, Havana e Madrid.
Comentários sobre o post