O distrito de Braga vai acolher, este ano, 6 Marchas do Orgulho. O Minho destaca-se, assim, a nível nacional, como a zona que recebe em maior número estas ações de consciencialização.
A primeira marcha será em Guimarães, no dia 2 de julho. Segue-se Barcelos, no dia 9 de julho, e Braga, no dia 10. Mais tarde, é a vez de Famalicão acolher a sua primeira marcha, no dia 10 de setembro. No fim de semana a seguir, dia 17, será a vez de Esposende. Terminando em Vizela, fechando o calendário no Minho, a 1 de outubro.
O Grupo de Apoio a Pessoas Queer (GAPQ), um movimento LGBT que desenvolve ações no distrito, realça a importância deste feito e que passa uma “mensagem clara”.
“Existe uma comunidade neste distrito, cansada de ser vítima de perseguições, agressões e insultos. Não encaixar nos padrões heteronormativos, no nosso distrito, é complicado. Vivemos numa zona bastante conservadora e isso faz-se sentir no dia a dia. Este é um grito de revolta”, salientou, em comunicado, Diogo Barros, Presidente da referida associação.
De notar que, ao todo, serão realizadas 22 marchas espalhadas pelo país, de norte a sul, do litoral ao interior.
Comentários sobre o post