A primeira jornada do roteiro Famalicão Created In deu destaque ao Centro de Desenvolvimento Têxtil da TMG, localizado na freguesia de Vale S. Cosme, em Vila Nova de Famalicão. Esta quinta-feira, dia 17, o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, visitou as instalações para conhecer com pormenor esta empresa de renome.
O Centro de Desenvolvimento surgiu em 2017, com o objetivo de “criar um espaço para ter os clientes na TMG a desenvolver as suas coleções, e juntar equipas de desenvolvimento das marcas com as equipas técnicas, promovendo assim junto dos clientes uma extensão industrial”, começou por contar Manuel Gonçalves, Administrador da TMG,
“No fundo eles (clientes) têm a criatividade e a necessidade de mercado, e nós fazemos todo o trabalho de desenvolvimento dos produtos”, explicou.
Para complementar, a empresa reuniu parceiros da região do Ave, de diferentes áreas de trabalho, para apoiar no processo de desenvolvimento das suas coleções. “Entendemos que o que é mais importante é criar um centro onde o cliente possa trazer as suas equipas e construir, a partir daí, criar uma coleção”, referiu.
Na área da sustentabilidade, a TMG tornou-se, recentemente, membro do United Nations Global Compact (UNGC), iniciativa das Nações Unidas de cidadania empresarial. O grupo assinou um acordo onde subscreve os 10 princípios de Desenvolvimento Sustentável.
“A sustentabilidade não se fica só por um produto no final do dia com uma matéria prima reciclável, tem mais do que isso. Tem a ver com o processo de produção, o eco-design, ou seja, utilizar materiais que conseguimos dar um fim de vida ou uma reciclabilidade a esse produto. É um conjunto de fatores que permitem à empresa tornar-se mais sustentável”, salientou Manuel Gonçalves.
De referir que o Grupo TMG se apresenta como uma das marcas mais reconhecidas em Portugal e no mundo. Exporta para mais de 40 mercados e gere um amplo portfólio de negócios. Para além da indústria têxtil e automóvel, diversificou os negócios nas áreas do retalho têxtil, da operação privada de helicópteros, da produção de vinhos e da produção de energia hídrica e de cogeração.
Para Mário Passos, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, este roteiro pretende precisamente mostrar que no concelho há uma evolução industrial que deve ser salientada: “É uma preocupação a Câmara Municipal evidenciarmos os bons exemplos, por forma a que aqueles que ainda não evoluíram tanto possam também criar condições para esta trajetória de evolução, para este tipo de empresas”.
Sendo esta a primeira empresa a ser visitada no âmbito do roteiro Created In, o autarca salientou que evolução e empreendedorismo são palavras-chave na ação deste Grupo. “O que se está a verificar, nomeadamente nesta empresa, é que tudo evoluiu. Desde logo na inovação, investigação, criatividade, que é muito importante para o desenvolvimento. Para trazer valor acrescentado à indústria”.
Salientou depois outros pilares que considerou importantes, nomeadamente a “sustentabilidade ambiental, através da reutilização de matérias primas”, da economia circular, da energia verde, e da procura por atingir metas das emissões do dióxido de carbono.
A qualidade de emprego, através de estímulos e boas condições de trabalho para os colaboradores, foram também salientados. Por fim, a responsabilidade social foi outro dos pilares apontado por Mário Passos, no âmbito da envolvência e apoio que deve existir com a comunidade.
Comentários sobre o post