O céu em tons de laranja começou a ser visível esta terça-feira, dia 15, sobretudo nas regiões Norte e Centro de Portugal, devido a poeiras em suspensão originárias do Norte de África, e que deverão persistir até à próxima quinta-feira.
Este fenómeno meteorológico deteriora a qualidade do ar, tendo a Direção-Geral da Saúde (DGS) emitido já recomendações à população. Assim, aconselha crianças, idosos e doentes respiratórios ou cardiovasculares a permanecerem em casa ou no interior de edifícios, com as janelas fechadas.
A DGS alerta que estas poeiras têm “efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações”.
Recomenda ainda que, até quinta-feira, a população evite “esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes”.
As poeiras de África que, desde a manhã desta terça-feira, cobrem os céus de Portugal, em especial no Minho e também em toda a região Norte e Centro, vão manter-se na Península Ibérica até quinta-feira, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado, o IPMA refere que “está a ocorrer o transporte de poeiras sobre o território continental devido a um fluxo de sul induzido pela depressão Célia. As poeiras em suspensão, oriundas do norte de África, atingiram a Península Ibérica prevendo-se que persistam até ao fim do dia 17, quinta-feira”.
Comentários sobre o post