O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assinalou hoje, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, com uma mensagem em que elogia o seu papel na sociedade e luta pela igualdade. No entanto, considerou “ainda insuficientes” os passos dados contra a sua discriminação.
Numa nota publicada na plataforma oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que “neste dia, cabe reconhecer a todas e a cada uma das mulheres do nosso país o seu papel na liderança dessa luta em prol do tanto que ainda há a conquistar”.
“Os passos dados na nossa democracia para mitigar a discriminação contra as mulheres e salvaguardar a igualdade na lei, na Constituição, e na família, na revisão do Código Civil, na paridade no emprego, nos salários, nos cargos de direção, na política, nas responsabilidades familiares e domésticas, na proteção contra a violência”, segundo o Chefe de Estado, “foram decisivos, mas são ainda insuficientes”.
Marcelo Rebelo de Sousa realçou a “luta pelos direitos das mulheres e seu reconhecimento”, que “inspirou historicamente outras lutas contra injustiças inaceitáveis”.
“A todas as mulheres, particularmente àquelas cujas existências são pautadas pelo desalento e pelo medo silenciosos, o Presidente da República estende hoje a sua admiração solidária, a sua gratidão sincera e uma palavra de esperança e coragem”, acrescentou.
De notar que no início do seu segundo e último mandato como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa aumentou para mais de 60% as mulheres na sua nova equipa.
Comentários sobre o post