Um estudo da consultora PSE revelou que entre segunda e quarta-feira, os primeiros dias úteis do ano, cerca de 40% da população permaneceram em casa. Foi ainda revelado que o nível de confinamento verificado durante esta semana é semelhante ao registado na última semana de 2021, que correspondeu à primeira do período de contenção decretado pelo Governo.
“A população está a cumprir a recomendação de contenção“, conclui a consultora PSE.
Em específico na segunda-feira, dia 3 de janeiro, este estudo verificou “um elevado nível de confinamento da população“, na ordem dos 40,9%. Segundo a PSE, é necessário recuar até 29 de março de 2021 para encontrar uma segunda-feira com um valor similar. Em média, numa segunda-feira comum, apenas 27% da população não sai à rua ou não se desloca mais de 500 metros da sua área de residência.
Já no período de 3 a 5 de janeiro, a tendência mantém-se, sendo que cerca de 40% da população permaneceu em casa. A par disto, nestes três dias, “o Índice de Mobilidade PSE registou um valor médio de 88%, ou seja, 12 pontos percentuais abaixo do valor de referência para a mobilidade em pré-pandemia“.
Já na última semana do ano, que terminou a 2 de janeiro e foi a primeira do período de contenção, o nível de confinamento médio diário foi de 39%. O primeiro dia do ano teve “um elevado nível de confinamento“, verificando-se que cerca de 61% da população se manteve em casa nesse dia.
Em dezembro, por sua vez, o Índice de Mobilidade PSE fixou-se nos 110% nas primeiras três semanas, tendo sofrido uma redução para 94% na última semana de 2021. “No dia 23 de dezembro houve mais pessoas em casa e houve menor mobilidade do que no dia 24 ou 25 de dezembro, apesar de serem dias de mobilidade reduzida“, escreve a PSE.
Comentários sobre o post