Empreitada vai dar uma nova vida ao edifício do antigo Centro de Saúde da freguesia.
Está para breve o arranque das obras de construção da nova Casa de Delães. O executivo municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou, na passada quinta-feira, a abertura do concurso público para a realização da empreitada, que vai dar uma nova vida ao edifício do antigo Centro de Saúde da freguesia.
A obra de reabilitação do espaço, que se encontra inutilizado há vários anos, foi lançada com um prazo de execução de 210 dias e um preço base de quase 600 mil euros, o maior investimento municipal de sempre realizado na freguesia.
Recorde-se que a nova Casa de Delães vai servir e acolher a comunidade e as suas diversas valências, numa resposta à dinâmica cultural, associativa e social da freguesia.
De acordo com o projeto, o emblemático edifício que está localizado na área central da freguesia será alvo de uma remodelação profunda, através de obras de adaptação e ampliação, preparando-se para acolher a junta de freguesia, o posto CTT, um auditório com 268 lugares e espaços para as associações e movimentos coletivos da freguesia. Para o presidente da autarquia, Paulo Cunha, o lançamento da obra representa “um passo muito relevante” na concretização da ambição da Câmara Municipal de voltar a colocar o edifício ao serviço da comunidade.
O edil mostrou-se satisfeito com o arranque da obra e enalteceu a importância do equipamento para a comunidade.
“Estivemos muitos anos à espera que o Estado transferisse a propriedade do edifício para a Câmara Municipal para que pudéssemos fazer esta intervenção. A cultura tem um papel muito importante no fortalecimento das nossas raízes e da nossa identidade e queremos que também Delães possa dar um contributo nesse sentido para o concelho”, afirmou.
Recorde-se que o edifício foi entregue ao município pela Administração Regional de Saúde do Norte, em contrapartida pela cedência do terreno e infraestruturas necessárias para a construção da nova unidade de saúde de Delães, por parte da Câmara Municipal. A autarquia deu total cumprimento a todos os compromissos contratualmente assumidos – o novo Centro de Saúde de Delães viria a ser inaugurado em 2007 -, mas só em agosto de 2017 viu ser formalizada a contrapartida assumida pela ARS Norte.
Comentários sobre o post