O Governo pretende que até 2030, mais de metade das freguesias de Portugal continental tenham um Espaço Cidadão. O intuito deste programa é promover a coesão territorial e garantir o acesso generalizado a serviços essenciais para as comunidades que vivem longe das grandes zonas urbanas. Para esta medida estão reservados 20 milhões de euros existentes do Portugal 2030.
A informação foi divulgada ao Público, pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que revelou precisamente que “a ideia é que pelo menos metade das freguesias do país, no final do PT 2030, tenham estes espaços do cidadão”.
Espaços estes que integram um conjunto de serviços de entidades num único balcão de atendimento. Uma estrutura contem 13 entidades e 52 serviços distintos, sendo possível, por exemplo, renovar o cartão de cidadão ou apresentar despesas comparticipadas pela ADSE.
Existe atualmente em Portugal continental 782 Espaços Cidadãos em funcionamento, e que abrangem 213 dos 278 municípios, estando repartidos por 171 freguesias. Segundo a ministra da Coesão Territorial, o programa vai abranger, pelo menos, 1.441 freguesias no país, criando espaços de proximidade para os cidadãos que vivem longe dos centros urbanos.























Comentários sobre o post