Face à notícia do abate da Carvalheira, árvore centenária em Sub-Carreira, na freguesia de Joane, o Grupo Municipal da CDU solicitou à Câmara Municipal, através de requerimento, esclarecimentos relativamente a esta decisão.
Considerando que o abate foi executado pela proteção civil com o aval da Câmara Municipal, a CDU solicitou esclarecimentos acerca dos motivos que levaram ao abate da Carvalheira, que estudos, análises e\ou relatórios fundamentaram esta decisão e em que altura foram efetuados, assim como, e tendo em consideração os requisitos de segurança se foi considerado alguma alternativa ao seu abate e por fim, se há processos de licenciamento de construção nesta zona.
Ao mesmo tempo, uma delegação da CDU, representada por Tânia Silva, eleita na Assembleia Municipal, Carlos Torrinha e José Ferreira, candidatos da CDU nas eleições autárquicas 2021 e Ana Sofia, representante do Partido Ecologista “Os Verdes”, deslocou-se ao terreno para contactar e ouvir a população daquele lugar.
De acordo com a CDU, neste encontro, “foi notório o descontentamento da população, que estranhou a rapidez de todo o processo”. O partido relembrou ainda que a população tomou conhecimento desta decisão ao dia 8 deste mês e “para admiração da mesma”, o abate foi executado logo na manhã seguinte.
“Importa realçar que esta árvore centenária tem um valor simbólico para aqueles moradores, não só porque deu nome ao lugar, mas também porque se trata de uma árvore que segundo os moradores terá mais de 300 anos”, frisou.
Comentários sobre o post