Decorreu no passado domingo, dia 17 de outubro, pelas 10h00, a instalação da nova Assembleia de Freguesia de Vermoim, com os novos membros da Assembleia e do Executivo a tomarem posse. Dos eleitos destaca-se o Presidente de Junta, Bruno Cunha, eleito pelo Partido Socialista, e o Presidente da Mesa da Assembleia, Miguel Campos.
No salão nobre da Junta de Freguesia, começou por discursar Artur Xavier Forte, Presidente da Assembleia cessante, que terminou assim um “ciclo de 24 anos de vida autárquica” ao serviço de Vermoim.
“Em democracia ganha-se com mérito e perde-se com honra”, começou por dizer. Saudou Manuel Carvalho, ex-Presidente da Junta de Freguesia, que como referiu, “trabalhou para esta freguesia como ninguém, sem esperar recompensa”.
Para o ex-Presidente da Assembleia, esta não é uma despedida. “Não me despeço. Digo apenas até já. Quem vive no coração, no coração ficará”, salientou.
“A melhor recordação que eu levo é a vossa amizade, o vosso respeito e carinho para comigo. Fui acolhido como filho da terra, retribui com trabalho, dedicação e entrega. Fiz tudo como se fosse para mim”, assegurou Xavier Forte.
Aos novos órgãos autárquicos desejou “o maior sucesso e o melhor desempenho possível”.
Seguiu-se Manuel Carvalho, ex-Presidente da Junta de Freguesia de Vermoim, que destacou também o «fim de um ciclo», interrompido por vontade dos vermoinenses.
Agradeceu à comunidade a confiança que foi depositada na sua equipa do Executivo, nos últimos dois mandatos. “A nossa ação será de uma oposição para reivindicar e estar atenta aos compromissos. Seremos defensores dos interesses dos vermoinenes”, garantiu.
Para a nova equipa partilhou também o desejo de um bom trabalho futuro “e, acima de tudo, que os interesses de Vermoim fiquem acima de qualquer questão partidária e pessoal para uma melhor qualidade de vida”.
O Presidente de Junta eleito, Bruno Cunha, tomou posse nesta cerimónia «com indisfarçável honra e orgulho», tal como referiu no seu discurso.
“Vermoim é a Freguesia que me viu nascer, crescer e a que escolhi para viver. Onde me sinto em casa e onde quero que todos se sintam bem, integrados e envolvidos neste projeto, que queremos levar a cabo de juntos construirmos o futuro”, começou por referir.
Enalteceu ainda que “Vermoim não começa agora”. Como explicou, é uma freguesia com passado e história: “Deve ser lembrada com muitas pessoas que trabalharam para o seu desenvolvimento, que à sua maneira influenciaram a forma como Vermoim é vista. Deixaram-nos um legado que é imperioso preservar, enaltecer e recordar”, completou.
Agradeceu aos membros que cessam funções, com destaque especial a Xavier Forte, “pela forma como dirigiu os trabalhos na Assembleia de Freguesia, procurando consensos e pela estima e consideração que sempre nos dedicou”. Ao Executivo enalteceu também o seu percurso, “pelo tempo dedicado à freguesia e às pessoas na resolução dos seus problemas”.
“Não vamos estar à espera que as coisas aconteçam. Vamos ser nós a tomar a iniciativa de ter em mãos o nosso destino”, garantiu em relação ao futuro.
Para concluir a cerimónia, o Presidente da Assembleia, Miguel Campos, começou por destacar também os Presidentes e membros da Assembleia cessante. “Obrigado pelo tempo que dedicaram à nossa freguesia e pelo trabalho desenvolvido”, frisou.
Dirigiu também uma palavra para o município e para o recém-eleito Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos: “Reconheço-lhe honestidade intelectual para ser justo com as gentes de Vermoim. Contamos consigo para em conjunto desenvolvermos a nossa comunidade para níveis superiores”, partilhou.
Em relação ao Presidente eleito, Bruno Cunha, garantiu que é “a pessoa mais bem preparada para liderar os destinos da nossa freguesia”, destacando a sua “experiência profissional de relevo” e o facto de ser “um ser humano de excelência que construiu à sua volta um projeto vencedor e que no futuro trará grande benefícios para Vermoim”.
Como Presidente da Assembleia, Miguel Campos assegurou que o órgão deliberativo da freguesia está aberto a todos os que queiram debater o presente e o futuro de Vermoim e incentivou a que todos participem nas sessões de Assembleia.
Comentários sobre o post