Decorreu na manhã deste domingo, dia 10 de outubro, pelas 9h45, a cerimónia de tomada de posse do novo Executivo e Assembleia da Junta de Freguesia de Landim. Tomou posse como Presidente da Junta de Freguesia, Avelino Silva, como Presidente eleito da Assembleia Freguesia, José Pereira, e todos os membros constituintes da nova Assembleia de Freguesia.
O Presidente da Junta de Freguesia, Avelino Silva, começou por distinguir o anterior tesoureiro do Executivo, Manuel Dias, que não pôde integrar neste mandato do Executivo da Junta devido à alteração da legislação e da Lei da Paridade. Apresar de não estar integrado na Junta, o Presidente avançou já com uma proposta para que continue a fazer parte da equipa, tal como aconteceu até à data, e reconheceu todo o seu trabalho e investimento direcionado a ajudar a comunidade. “Se há homem que gosta de trabalhar na freguesia de Landim chama-se Manuel Dias, que por força da lei não pode fazer parte do Executivo. A Junta de Freguesia perde assim um grande elemento”.
Avelino Silva agradeceu, também, a todos os presentes, à Presidente da Assembleia cessante, Esmeraldina Ribeiro, pelo trabalho realizado durante os dois mandatos, e a “todos os que passaram durante oito anos e que ajudaram a fazer um grande trabalho por Landim”.
Já o Presidente da mesa da Assembleia, José Pereira, agradeceu durante a sua intervenção toda a confiança depositada na sua nomeação e desejou as «maiores felicidades» para o novo Executivo. “É para mim um orgulho muito grande ser Presidente da Assembleia desta freguesia que todos nós gostamos. Temos aqui uma Assembleia com caras novas e isso é um sinal positivo, significa que a democracia em Landim está viva e que as pessoas se interessam pelos destinos e interesses da freguesia”, acentuou.
A Presidente cessante da Assembleia de Freguesia, Esmeraldina Ribeiro, declarou também que espera que o quadriénio de 2021-2025 decorra «com civismo e espírito democrático».
Durante os dois mandatos em que ocupou a função de Presidente da Assembleia referiu que o fez «com muita estima» pela freguesia de Landim e pela sua comunidade. “Foi uma nova experiência muito enriquecedora. Tudo decorreu num ambiente pleno, sereno porque todos estávamos aqui com um único objetivo, que é fazer o melhor por todos os landinenses”, frisou.
Joel Oliveira, deputado da Assembleia de Freguesia pelo Partido Socialista, defendeu que os resultados das eleições demonstraram um «crescente descontentamento com o trabalho desenvolvido», tendo em conta a perca de votos do Movimento Independente de Landim. “O que eu desejo é que possa ser retificado, porque Landim merece um Executivo competente como eu acredito que o tenha”.
“Nunca seremos uma força de bloqueio as trabalhos da Junta de Freguesia”, garantiu.
Sobre o seu papel na Assembleia de Freguesia destacou que o faz por respeito à comunidade e com vista a um contínuo desenvolvimento de Landim. “Serei uma voz crítica sempre que necessário e uma voz de apoio sempre que for merecido. Por isso faço votos a todos de um excelente trabalho nos próximos 4 anos”, concluiu.
Comentários sobre o post