Uma tecnologia inovadora, que poderá reduzir a poluição provocada pela indústria têxtil, está a ser desenvolvida por uma equipa de investigadores do Departamento de Química da FCTUC, da Universidade de Coimbra.
O trabalho científico pretende criar uma plataforma circular que permita reutilizar os corantes utilizados nos processos de tingimento de fibras e tecidos, bem como a água presente nos efluentes.
Trata-se do projecto “CirRe-Dyeing”, o qual conta com a colaboração do Instituto Indiano de Tecnologia de Madras e um financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Presentemente, a indústria têxtil está entre as cinco maiores poluidoras do mundo, em particular no que respeita ao consumo de água. No fundo, o objetivo é “possibilitar à indústria a redução dos consumos de água, mas também de corantes, que embora sejam de baixo custo, têm um impacto ambiental brutal», explica o mesmo docente.
Como resposta a este problema, a equipa liderada pelo professor Jorge Pereira da FCTUC tem vindo a desenvolver uma tecnologia inovadora que «permite recuperar e reutilizar a água, os corantes e os aditivos que constituem esse efluente contaminado o maior número de vezes possível, dentro de um conceito de economia circular”.
De acordo com a equipa do projeto, neste momento, a tecnologia concebida na FCTUC encontra-se em processo de proteção intelectual.
Comentários sobre o post