“O seu médico de sempre, agora em sua casa” é o lema deste serviço.
A manifesta preferência dos doentes por cuidados de saúde de proximidade e personalizados, a tendência de envelhecimento da população e o inerente aumento de doenças crónicas e incapacitantes impõem uma nova abordagem na prestação de cuidados de saúde, que a pandemia de covid-19 veio evidenciar e acentuar.
É neste contexto que se inscreve a criação da Minhocare, um serviço de prestação de cuidados médicos e de enfermagem ao domicílio e online, que vem dar resposta às atuais necessidades e preocupações da população, privilegiando o conforto do lar, mas mantendo o rigor clínico das consultas convencionais.
Estas premissas refletem-se nos serviços da Minhocare, concebidos para proporcionar, de forma cómoda e com a máxima segurança, cuidados de saúde e bem-estar ao domicílio, evitando filas de espera e custos de deslocação aos centros de saúde, hospitais ou clínicas e diminuindo o risco de contágio por doenças infectocontagiosas que possa ocorrer nestes locais.
“O nosso serviço procura dar ao utente uma melhor experiência de consulta médica. Afinal, estamos a visitá-lo na sua zona de conforto, onde se sente seguro e mais confortável, sem pôr em causa a excelência da orientação das situações clínicas, com a comprovada experiência da nossa equipa médica na abordagem à doença aguda, desde as idades mais precoces às mais avançadas”, destaca José António Costa, diretor clínico da Minhocare.
A Minhocare assenta os seus valores na proximidade e confiança. A par dos serviços médicos domiciliários, disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, assegura também a prescrição e renovação de receitas crónicas, enviando-as para o utente ou para a sua farmácia habitual. Oferece ainda um conjunto de descontos numa rede alargada de parceiros, desde farmácias, centros óticos, serviços de fisioterapia, consultas de especialidade, entre muitos outros, disponíveis para subscritores de planos de saúde, com valores desde 4,99€/mês.
Os serviços de saúde ao domicílio estão acessíveis, numa fase inicial, nos concelhos dos distritos de Viana do Castelo e de Braga, mas estão também disponíveis planos de saúde destinados a todo o território de Portugal continental e ilhas. Além dos planos de saúde para clientes particulares, a Minhocare dispõe ainda de um conjunto de soluções personalizadas para empresas e outras entidades equiparadas, bem como um serviço inovador de acompanhamento clínico a instituições geriátricas.
“A Minhocare é um serviço de saúde pensado por profissionais locais para o utente local, tendo por base a experiência dos seus profissionais no contacto direto com o utente nas situações mais frágeis da sua vida e o conhecimento das suas necessidades. É nosso objetivo levar ao conforto de casa uma série de cuidados
básicos de saúde, substituindo assim a necessidade de deslocações desnecessárias a instituições de saúde com as várias consequências e incómodos que isso acarreta. A diversidade da equipa Minhocare permite a estratificação da situação clínica do utente com toda a segurança e a tomada de atitudes terapêuticas e de seguimento em conformidade e de forma adaptada às necessidades e particularidades de cada utente”, explica Maria João Cunha, também diretora clínica da Minhocare.
A par dos cuidados domiciliários para clientes particulares, a Minhocare dispõe também de um serviço de acompanhamento clínico para instituições geriátricas, nomeadamente famílias de acolhimento e Estruturas Residenciais para Idosos –ERPIs, comummente designados por lares de idosos. Trata-se de um serviço inovador e especificamente desenhado para as necessidades destas estruturas, que assenta em moldes totalmente distintos dos até agora levados a cabo. Não se trata apenas do médico que vai observar o idoso quando este dá sinais
de ter doença aguda ou crónica descompensada, mas sim de um serviço completo de gestão clínica, com um corpo clínico diverso e multidisciplinar, com formação académica e demonstrada experiência prática em áreas de cabal interesse no acompanhamento de utentes em faixas etárias superiores, nomeadamente geriatria, dor crónica, cuidados paliativos, doenças psiquiátricas e neurológicas, medicina de urgência e emergência, entre outras.
A Minhocare proporciona ainda às instituições subscritoras, a organização dos processos clínicos em base digital, com software dedicado para total integração dos diferentes profissionais da instituição. Trata-se de uma ampla rede de serviços e benefícios inovadores nesta área, que permite um acompanhamento contínuo dos idosos, com maior controlo sobre as suas patologias crónicas, menores taxas de agudizações e, consequentemente, ganhos marcados em saúde e na otimização da gestão destas instituições.
“Chegámos para mudar o paradigma das instituições geriátricas, fornecendo os melhores cuidados de saúde aos seus utentes”, explica José António Costa acerca destes serviços. A Minhocare disponibiliza um corpo clínico de excelência, constituído por profissionais qualificados, experientes, dedicados e conhecedores da realidade minhota e da sua população, tendo como referência os cuidados prestados em hospitais e unidades de saúde da região e enquanto profissionais do INEM.
Mais informações no site da Minhocare.
Comentários sobre o post