A freguesia de Landim homenageou esta quarta-feira, dia 2 de fevereiro, a Nossa Senhora das Candeias. Junto ao Mosteiro, os fiéis reuniram-se durante a manhã para participar nas cerimónias.
Devido às restrições provocadas pela Covid-19 não foi possível realizar a tradicional feira do gado. No entanto, para celebrar a senhora da luz, foram realizadas as festividades religiosas. O pároco Armindo Paulo, que presidiu às cerimónias, iniciou com a bênção e partilha da luz. Seguiu-se a Eucaristia e saída da Procissão em Honra da Senhora das Candeias, acompanhada pelos devotos.
A procissão dirigiu-se à Capela da Senhora das Candeias, e regressou ao Mosteiro de Landim, onde o pároco finalizou as cerimónias religiosas com a bênção.
Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Candelária, Nossa Senhora da Apresentação ou Nossa Senhora da Purificação são outros nomes atribuídos à Santa Maria, celebrada neste dia. É também a santa padroeira das Ilhas Canárias, onde terá aparecido em 1400. Em Portugal, onde se realizam muitas procissões em sua honra, a santa é o orago de dezenas de freguesias.
Começou a ser especialmente venerada em Portugal no século XV. Quando se descobriu uma imagem da Mãe de Deus entre uma estranha luz, no sítio de Carnide, em Lisboa, fundou-se ali um convento e uma igreja dedicada à santa. Com a expansão marítima de Portugal, o culto da santa foi espalhado pelo mundo, com especial relevo no Brasil.
Comentários sobre o post