Iniciativa promovida com o apoio do município realiza-se entre 5 e 27 de novembro.
A Plataforma Artística Binnar, da associação cultural Estrelas e Pelicanos, vai apresentar em Vila Nova de Famalicão, ente 5 e 27 de novembro, a quinta edição do festival BINNAR.
O evento, que conta com o apoio da autarquia famalicense, contempla as mais variadas vertentes artísticas, como a música, a performance, a fotografia, o vídeo e as artes plásticas. Entre os participantes ativos nos eventos e atividades, estarão artistas emergentes e consagrados, assim como estudantes e formadores.
“O BINNAR foi desenhado a cada dia como sendo algo parecido a um encontro. Um encontro das artes, das pessoas, dos coletivos, das escolas. Um encontro da cidade e do concelho, do território famalicense consigo mesmo, com os seus espaços, os seus dinamizadores e o seu público”, explica a organização.
PROGRAMA:
ZALESKA, CONCERTO DE CATERINA PALAZZI COM VISUAIS DE F.SCACCHIOLI
QUINTA 05 – 21H45 | CASA DAS ARTES
ENTRADA LIVRE / PARCERIA COM CINECLUBE DE JOANE
Líder da banda Sudoku Killer, a contrabaixista italiana Caterina Palazzi mostra-nos ZALESKA, um projecto mais escuro, íntimo e hipnótico, no qual as linhas melódicas são mescladas com partes dissonantes e distorcidas, criando uma espécie de orquestra fúnebre solitária. Cada composição inspira-se num actor que personificou Drácula no cinema. Na mesma noite, sessão com “Family Romance, LLC”, de Werner Herzog.
CRIATURA AZUL, CONCERTO SÁBADO 21 – 22H | FUNDAÇÃO CASTRO ALVES
ENTRADA LIVRE
Nascido na era da música eletrónica, o projeto Criatura Azul refugia-se nos sons díspares, distintos e psicadélicos. As suas armas são as melodias sombrias e melancólicas com detalhes de felicidade e perfeição. A sua missão é a partilha de paz interior e bem-estar nas viagens em que conduz os ouvintes até um destino que é sempre incerto.
FREE/DOOM, COLECTIVA DE FOTOGRAFIA E VÍDEO
DE 10 A 27 | GALERIA CASA-MUSEU SOLEDADE MALVAR
ENTRADA LIVRE
Artistas: Joana Moher, David Nero, Fátima Abreu Ferreira, Johannes Gerard e Frederico Dinis. O desafio foi o das palavras partidas e reajustadas, coladas como motor de inspiração. Reflexões sobre o mundo, entre o que nos liberta e o que nos condena, é uma espécie de mote premonitório do que nos atravessa as vidas. E falamos não só de vidas no colectivo, mas também sob a perspectiva pessoal no embate com o mundo que se nos apresenta.
CYCLE, MOSTRA DE ARTE EXPERIMENTAL
DE 23 A 27 | ONLINE
ACESSÍVEL ATRAVÉS DO SITE.
Mostra de trabalhos de alunos da Oficina, na sua parceria de 3 anos com o festival BINNAR. No contexto dos workshops e laboratórios experimentais de fotografia e videoarte, orientados por técnicos e artistas presentes no festival, é produzido material experimental fotográfico e de vídeo. Nesta parceria, a Oficina e o BINNAR realizaram já três mostras em parceria em diferentes cidades.
Comentários sobre o post