Juntam-se para apoiar alunos da OFICINA com material informático.
Mais de 350 alunos encontram-se já a beneficiar do Banco de Computadores criado pela OFICINA – Escola Profissional do INA em virtude da pandemia Covid-19. Trata-se de um programa que pretende apoiar os alunos sem recursos informáticos para acompanharem as aulas online, e que contou com a doação de computadores por parte das empresas E-redes, Mindera e TMG – Driving Prosperity, assim como de uma oferta financeira significativa (para compra de novos equipamentos) por parte da Associação Padre Simão Rodrigues,SJ. Neste momento o Banco de Computadores conta já com 41 máquinas, que estão a ser utilizadas pelos alunos, quer nas aulas online, quer nas aulas presenciais.
Este projeto não teria sido possível sem o contributo generoso destas várias entidades, que ao apoiarem a escola permitiram a atenuação das desigualdades sociais provocadas pela pandemia. Deixamos o convite para que mais empresas se juntem a esta iniciativa, contribuindo de forma ativa para o desenvolvimento integral de cada aluno e a coesão social e educativa da população jovem dos concelhos de Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão, Trofa e Paços de Ferreira. A doação pode passar pela oferta de computadores novos ou usados, ou ainda de verba para a aquisição de novas máquinas. O facto da OFICINA ser escola de ensino profissional, com estatuto de utilidade pública, permite que todas as ofertas (em dinheiro ou em material, mesmo se usado) possam ser dedutíveis em sede de IRS/IRC.
PUBLICIDADE
No ensino profissional desde 1989, e atualmente com cursos Técnicos de Multimédia, Audiovisuais, Desenho Digital 3D, Comunicação/Marketing e Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, a OFICINA é uma referência na região, seja pela qualidade técnica e humana da formação, seja pelo acompanhamento de
proximidade que faz aos seus alunos, como o atestam as estatísticas mais recentes. A taxa de conclusão dos cursos no tempo previsto situa-se nos 94%, sendo 62% a média nacional. Quanto à taxa de abandono escolar, é de 3,48 %, sendo 13% a média nacional. A taxa de prosseguimento de estudos para o ensino superior situa-
se entre os 30 e os 40%, sendo 20% a média nacional.
E finalmente a colocação no mercado de trabalho situa-se na ordem dos 60%, o que está em linha com a média nacional e revela a importância crescente deste tipo de formação. A escola foi recentemente galardoada com o prémio “Escola do Futuro” da Microsoft e com o primeiro prémio no “setor indústria” do concurso “O Meu Projeto é Empreendedor” da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão. Destaque ainda para o bgreen – ecological film festival, um festival de vídeos ecológicos organizado pela OFICINA, que todos os anos encerra um programa anual de desenvolvimento sustentável e voluntariado ambiental e junta milhares de alunos de todo o mundo à volta das questões ecológicas.
Comentários sobre o post