Associação Portuguesa de Imprensa quer combater a desinformação e lançar um plano de ação para a democracia Europeia que dá grande relevo aos Media.
Em virtude das celebrações do Dia Nacional da Imprensa, a Associação Portuguesa de Imprensa (API), que este ano celebra 60 anos, vai organizar uma conferência online. A temática é pertinente – o combate à desinformação.
A abertura dá-se pelas 09h30, com uma mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. De seguida, pelas 10h00, acontece a apresentação do Plano de Ação para a democracia europeia – Digital Act, um dos momentos mais importantes deste programa, que vai contar com a presença da comissária europeia Vera Jourová. O momento é seguido de debate, com moderação da Vice-Presidente da API, Cláudia Maia.
Às 10h45, com a presença de Gustavo Cardoso (Presidente do Obercom/ISCTE), Alexandre Nilo Fonseca (Presidente da ACEPI) e Joana Gonçalves Sá (Instituto Superior Técnico), discute-se em que ponto está a literacia mediática em Portugal. O momento vai ser moderado pela jornalista Catarina Carvalho.
Depois da hora de almoço, pelas 14h30, João Palmeiro, presidente da API, apresenta a história deste órgão, manifestando a sua perspetiva, revisitando a sua história e, também, a apresentação das suas atividades.
Ainda a carecer de confirmação, está a presença de D. José Tolentino Mendonça. O cardeal foi convidado para falar no momento sobre “A Desinformação e a Responsabilidade da Comunicação Social”.
“Google Media Veritas”, um programa de combate à iliteracia mediática, contra a manipulação jornalística e a desinformação, conta com a presença do jornalista Paulo Pena e da Public Policy Manager Google Helena Martins. Com moderação do jornalista Jorge Castilho, pelas 16h.
O encerramento dá-se pelas 16h30, com a possível presença de Nuno Artur Silva, Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media. Contudo, ainda carece de confirmação.
As inscrições podem ser efetuadas aqui.
Comentários sobre o post