A Arquidiocese de Braga pretende celebrar o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, lançando o desafio para a celebração de uma Eucaristia, para o dia 23 de julho. Tem também como objetivo convidar os jovens a conviver com outras gerações ou a visitarem os Séniores, da sua comunidade, que estão sozinhos.
«De geração em geração, a sua misericórdia» é o tema da solenidade. O Papa Francisco, na sua mensagem, começa por referir o encontro de Maria, jovem, com a sua prima Isabel que, na sua velhice, concebia um filho.
“Neste ano, regista-se uma proximidade estupenda entre a celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos e a Jornada Mundial da Juventude; no tema de ambas, sobressai a «pressa» de Maria (cf. 1, 39) quando visita Isabel, levando-nos assim a refletir sobre a ligação entre jovens e idosos” – refere o santo Padre.
Com esta relação, Francisco pretende que os jovens aprendam com os idosos a guardar memórias e reconheçam “o dom de pertencerem a uma história maior”. “A amizade duma pessoa idosa ajuda o jovem a não cingir a vida ao presente e a lembrar-se que nem tudo depende das suas capacidades”.
O chefe da Igreja pretende que os idosos tenham a esperança, como os jovens, que nada do que viveram se perderá e que os seus sonhos não se tornarão realidade.
“O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos pretende ser um pequeno e delicado sinal de esperança para eles e para a Igreja inteira. Por isso renovo o meu convite a todos – dioceses, paróquias, associações, comunidades – para o celebrarem, colocando no centro a alegria transbordante dum renovado encontro entre jovens e idosos” – refere a mensagem do Pontífice.
Comentários sobre o post