“Há uma espécie de guerra das ditaduras contra as democracias que está em curso, à escala global”, alerta o atual ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, na conferência ‘Desafios à Democracia da Europa’, que decorreu na noite de sábado em Vila Verde.
“As democracias devem unir-se, para superar as ameaças que vêm das ditaduras, sob pena de ficarem em desvantagem e sob risco permanente”, desafiou o Ministro, na conferência integrada no programa ‘Aqui Há Cultura’, no âmbito das comemorações dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril.
Segundo uma nota do município vilaverdense, à imprensa, o ex-eurodeputado deu conta dos desafios que se colocam hoje à escala global, como o impacto do fenómeno da globalização, as alterações climáticas, as migrações, a demografia e a escassez de recursos num Planeta pressionado pelo consumismo de uma população cada vez mais numerosa e envelhecida. Acresce a questão da segurança e abastecimento energético, “que se tornou mais evidente com a guerra na Ucrânia”.
Concordando com o contexto de “crescimento dos extremos e reaparecimento dos nacionalismos e conflitos armados” – traçado pelo moderador da conferência, Arnaldo Varela –, José Manuel Fernandes destacou o novo desafio que passou a merecer especial atenção: a segurança.
Comentários sobre o post