Prossigamos firmes, nós Cristãos, e todos os homens de boa vontade, na fé que nos alimenta e sejamos generosos na caridade, sabendo amar e perdoar – o tópico central da homília do Arcebispo Primaz de Braga que presidiu à Eucarístia na Paróquia de Sezures-Famalicão, que antecedeu a inauguração e a benção do novo Adro da Igreja da localidade.
José Cordeiro, perante uma assembleia de fiéis, de entre os quais se vislumbravam autarcas e cidadãos da terra, depois de se congratular com a cerimónia de consagração do novo Adro, classificou esse espaço como o átrio de encontro da Comunidade de Sezures.
No dia consagrado, mundialmente, às Missões, o prelado recordou a mensagem do Papa para essa efeméride cristã, tendo acentuado que, e tomando por base esse escrito de Francisco, o Santo Padre pede a todos para espalharem a Palavra de Cristo que – disse – nos pediu “para sermos testemunhas d´Ele”.
Ainda no decorrer da homília, D. José Cordeiro interpelou os fiéis a serem pessoas de fé, de caridade e comprometidos com a promoção da dignidade humana.
“Sejamos cristãos, pessoas empenhadas na paz e em espalhar o amor” – deixou explícito.
No final da Eucarístia, os autarcas presentes – Liliana Pereira, Jorge Amaral e Mário Passos, respectivamente, presidentes da Assembleia e da Junta da União de Freguesias de Arnoso, Sta. Maria, Santa Eulália e Sezures e Chefe do Executivo Municipal de Famalicão, subiram ao altar para dizerem algumas palavras de louvor ao trabalho desenvolvido, revelando que com o esforço e contributo de todos, poder local, técnicos, igreja local e arcebispado, incluindo os da terra, foi possível apresentar um moderno e convidativo espaço comunitário.
O Pároco Pedro Novais, com palavras de satisfação e de alegria, projectou o significado da inauguração do novo Adro da Igreja de Sezures, agradecendo a todos a colaboração empenhada para a prossecução dos trabalhos.
José Cordeiro benzeu o espaço, após o que, juntamente com os Presidentes da Assembleia e da Junta referida, descerrou um marco para perpetuar a cerimónia. Seguiu-se um Porto de Honra que a todos irmanou, Entidade Eclesiástica, pároco, autarcas e povo.
O nosso Jornal, a propósito da acção missionária da Igreja e dos tempos difíceis que a Instituição atravessa, aproveitou a presença do Arcebispo Primaz de Braga para o entrevistar, em exclusivo. Esse diálogo será emitido, amanhã, no nosso “Panorama Informativo”, no Famalicão Canal TV.
Comentários sobre o post