Um “balanço bastante positivo” face “a um programa arrojado”, que lotou o Adro da Igreja de Antas. São as palavras de Manuel Alves, Presidente da União das Freguesias de Antas e Abade de Vermoim, no final de um fim de semana de festa em honra ao padroeiro S. Tiago, que incluiu a Mostra Comunitária.
Depois de um interregno de dois anos, a comunidade demonstrou vontade em dar continuidade às suas tradições. “Para as pessoas é uma mais valia. Estavam a precisar e, mais do que isso, já mereciam”, destacou o autarca local.
Ao longo dos dois dias, foram vários os pontos altos. No sábado, após a abertura pela fanfarra dos escuteiros, decorreram várias atividades, nomeadamente, o passeio de bicicletas, a visita guiada às duas igrejas, existentes no local, onde se realiza o evento, o torneio de sueca, dinâmicas escutistas e demonstração de primeiros socorros. Não faltou também a música e a dança. Um dos pontos de destaque foi, precisamente, a atuação da Orquestra Pentágono, que lotou o Adro da Igreja, numa noite amena.
No domingo de manhã, a procissão em honra de S. Tiago percorreu as ruas da freguesia. Esta saiu da Igreja antiga, passou pelo cruzeiro da freguesia e regressou, à Igreja Nova para a celebração da eucaristia.
Para a tarde ficou reservado o leilão de oferendas e a atuação musical da Quinta do Grilo que animou o público, numa tarde com temperaturas altas.
Manuel Alves destacou, ainda, o envolvimento do restaurante organizado pela ARCA- Associação Recreativa Cultural de Antas, que “fez os almoços e jantares, recebendo centenas de pessoas”, ao longo do fim de semana.
Foi a presença do tecido associativo, bem como dos artesãos, que deu vida à Mostra Comunitária e que atraiu toda a comunidade. “Dão muito brilho a esta mostra associativa”, referiu o autarca local, a propósito das variadas coletividades que estiveram em exposição.
“Sou um autarca babado. Começo a habituar-me mal”, concluiu, destacando a recetividade total por parte da comunidade e das associações.
Comentários sobre o post